domingo, 10 de dezembro de 2006

(notícia) Manifesto do FORPRED enviado ao reitor Davi Barros

Ao Magnífico Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Presidente do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano (IEP)
Prof. Dr. David Ferreira Barros

O Fórum Nacional dos Coordenadores de Pós-Graduação em Educação (FORPRED), sócios institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), vem por meio deste abaixo-assinado manifestar sua solidariedade aos professores – vários deles renomados pesquisadores do cenário educacional brasileiro – demitidos sumariamente por essa instituição, de maneira quase anônima e impessoal e, ao mesmo tempo, solicitar que estes processos sejam revertidos, pois a UNIMEP faz parte de uma história significativa de civilidade, competência acadêmica e de caráter público que as instituições confessionais e comunitárias carregam.

Entendemos que a maneira pela qual as demissões foram realizadas rompe com as práticas de democracia, negociação e respeito aos processos eleitorais na gestão de uma universidade confessional, de caráter público, conquistadas não apenas pelos pesquisadores e professores dessa instituição, mas por todos aqueles que ao longo destes anos vêm se colocando na árdua luta cotidiana pela democratização.

Sabemos que o patrimônio, não só econômico, mas sobretudo acadêmico e de excelência, foi construído por esses docentes, agora demitidos. Não é possível admitir que a UNIMEP tenha construído essa forma de gestão, como estratégia para a construção de seu patrimônio material e acadêmico-científico e que, em sua primeira crise, abra mão dessa sua própria história duramente construída.

Entendemos que a UNIMEP sempre se diferenciou das instituições de ensino superior de caráter eminentemente mercantil e lucrativo. Concordamos, também, que este processo de expansão acelerado de privatização e competição, que “barateou” o ensino superior, afetou e contaminou de maneira dramática as instituições confessionais e comunitárias, forçando-as a adequarem-se financeiramente a esta nova ordem econômica de gestão de universidades. Entretanto, consideramos inadmissível que o enfrentamento desta crise seja levado a cabo sem aqueles que construíram sua história e seu patrimônio.
O FORPRED vem publicamente reivindicar que os docentes demitidos, em especial os que venceram processos eleitorais, efetuados com anuência da administração central, para postos administrativos e de gestão acadêmica, e os vinculados ao PPGE/UNIMEP, entre os quais se destacam os abaixo nominados – pela importância que cada um deles tem no cenário da educação brasileira – sejam, tão logo quanto possível, readmitidos:
Prof. Dr. Bruno Pucci – ex-diretor da Faculdade de Ciências Humanas e de Educação, há cinco anos coordenador do PPGE/Unimep e atual Coordenador Regional do Fórum dos coordenadores de Pós-Graduação em Educação da ANPED ;
Prof. Dr. Júlio Romero Ferreira – atual membro da Comissão de Avaliação para a Área de Educação, da CAPES, ex-coordenador do Programa e ex-diretor do antigo centro de Ciências Humanas da Unimep;
Profa. Dra. Maria Cecília Carareto Ferreira - ex-diretora do Centro de Ciências Humanas da Unimep ; e
Profa Dra Roseli Pacheco Schnetzler – coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Formação de Professores do PPGE/Unimep.
O FORPRED coloca-se ao lado destes professores, assim como dos demais professores demitidos e também da UNIMEP, que tem sido uma das mais importantes instituições do país, solicitando de V. Magnificência que estes professores, que, com sua convicção, determinação, competência política e reconhecida excelência acadêmica, contribuíram tanto para o nome e reputação de que a Unimep usufrui no cenário nacional, sejam reincorporados à sua vida acadêmica e possa essa Universidade, por meio da gestão democrática, da estrutura colegiada e da vocação pública, características fundantes de sua história, equacionar e superar a séria crise que está vivendo.
Com este abaixo-assinado manifestamos nossa certeza de que, mais uma vez, a Reitoria da Universidade Metodista de Piracicaba e a Igreja Metodista saberão encontrar soluções para a difícil situação da Universidade: soluções que não a descaracterizem e que garantam a continuidade e o aprimoramento de toda a universidade brasileira.
Assinado por 82 coordenadores de Pós-Graduação reunidos no FORPRED.

Um comentário:

Juliana disse...

vamos defender os nossos direitos!!!